LEGIONELLA

Legionella

A Doença dos Legionários (Legionella) é uma infeção respiratória bacteriana grave originada pela bactéria Legionella Pneumophila, que provoca pneumonias, potencialmente mortais.

Constituindo um importante problema de Saúde Pública, a Doença dos Legionários, pertence ao leque de patologias de declaração obrigatória (DDO). Nestes casos é importante ter em atenção todos os contactos que o paciente teve com outras pessoas, assim como o local em que possivelmente foi infetado.

 

Onde se encontra a bactéria

A legionella tem como habitat natural reservatórios de água como rios, lagos, nascentes, fontes hidrotermais e solos húmidos. A bactéria pode ser igualmente encontrada em sistemas artificiais de circulação de água como circuitos de água quente sanitária (chuveiros), circuitos de água fria para consumo humano, rega por aspersão, filtros de aparelhos de ar condicionado e suas condutas, sistemas de refrigeração, desumidificadores, nebulizadores e fontes decorativas.

 

Forma de transmissão

A infeção transmite-se por via aérea, através da inalação de gotículas de águas contaminadas com a bactéria. A bactéria não se transmite através da ingestão de água contaminada nem se transmite de pessoa para pessoa.

O período de incubação da bactéria varia entre dois a dez dias.

 

Sintomas de infeção por Legionella

Os sintomas provocados pela legionella são semelhantes aos de uma gripe forte, sendo os mais comuns febre alta, tosse, expetoração hemorrágica (eventualmente com sangue), diarreia, vómitos, dores de cabeça e musculares, arrepios, confusão mental e dificuldade respiratória.

 

Grupos de Risco

Nem todos os indivíduos expostos à bactéria desenvolvem a doença. O sistema imunitário dos indivíduos saudáveis pode, eventualmente, combater a bactéria e não desenvolver infeção. O problema mais grave coloca-se, assim, quando os indivíduos debilitados (com sistema imunológico enfraquecido), entram em contacto com a bactéria e desenvolvem a infeção.

Sendo extremamente rara em crianças e adolescentes abaixo dos 20 anos, a doença afeta sobretudo indivíduos do sexo masculino, fumadores e pessoas acima dos 30 anos.

 

Como se pode prevenir

Uma vez que a legionella é capaz de sobreviver, por longos períodos de tempo, em condições ambientais hostis, o ser humano corre um risco maior de ser exposto a este agente. Não sendo uma bactéria fácil de prevenir, é importante a revisão periódica dos sistemas de água e dos sistemas de refrigeração dos edifícios, locais apontados como sendo os focos mais comuns da infeção.

Entre em contacto connosco a fim de efetuarmos um planeamento para o seu controlo:

  • Estabelecimento dos pontos críticos;
  • Instalação de sistemas para desinfeção química ou térmica;
  • Implementação de medidas de prevenção;
  • Desinfeção de reservatórios de água fria e água quente sanitária, se necessário com nossos parceiros;
  • Desinfeção de redes de distribuição de água fria e água quente sanitária, se necessário com nossos parceiros;
  • Colheita de água para pesquisa e quantificação de Legionella por cultura ou PCR.
Voltar para a lista

    Partilhar em :